terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Família: o Bem mais Precioso!




A família é muito importante... É a base do que seremos, de como iremos encarar o mundo, os problemas que cruzarem nossos caminhos, de como trataremos as pessoas, do que passaremos adiante aos nossos filhos, netos... E sempre será nosso porto seguro!

Muitos acreditam que nascemos numa determinada família por acaso, mas eu não...

Acredito que todos temos ligações de outras vidas, que somos "espíritos afins"... E é essa afinidade que torna nossa vida mais feliz!

A beleza da vida está em amarmos tantas pessoas que é impossível inumerá-las... Nossos avós, pais, irmãos, tios, primos, filhos... Cada qual, a seu modo, nos mostra um mundo particular, uma maneira de encararmos e aprendermos o que virá em nossa vida!

Como esquecer os domingos em família, onde o riso, respeito e alegria sempre se faziam presentes?

Os finais de semana na praia onde, para juntar todos, necessitávamos ir em vários carros?

O nascimentos dos primos que vinham para aumentar uma família já tão numerosa, mas onde mais e mais a felicidade se encaixava?

Não há como esquecer... Uns já se foram... Outros tantos chegaram... E outros, vieram para engrandecer ainda mais, para dar mais valor a toda felicidade que já faz parte disso tudo!

Os anos vão se passando, tanta coisa vai acontecendo e muitas se juntam ao amor que vem desde muito tempo: a cumplicidade de todos, a alegria com cada vitória conquistada por cada um, a felicidade por cada nascimento, o abraço apertado em cada reencontro ou em um momento triste...

Tantas pessoas tão diferentes... Cada uma trilhando seu próprio caminho... Às vezes, dias e dias sem se encontrar... Mas, cada uma tem uma certeza: o amor sempre estará presente nos abraços, sorrisos e beijos do reencontro!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Saudades!



Como explicar o vazio que, de repente, nos assombra?

Onde buscar o som da voz, a quentura do abraço, o sorriso lindo, a delicadeza do beijo, a suavidade do colo?

Como não derramar lágrimas? Como impedir o desespero?

Tantas lembranças, inúmeras imagens que cabem dentro do nosso coração... Como lidar com uma dor que parece que vai nos limitar ao nada? Difícil, tão difícil...

A dor maior é imaginar que não continuaremos caminhando... Que nos falta um pedaço tão grande que, por mais que busquemos várias saídas, todas se mostram bloqueadas pois a mão que nos guiava já não se encontra mais presente.

E até nos perguntamos: "Por que, Deus?"

Até que começamos a perceber que Ele sempre nos responde... Seja nos acalmando após o primeiro choro desesperado, seja por um suave sorriso durante uma lembrança...

Ele nos responde até mesmo pela passagem dos dias, em que percebemos que as lágrimas continuam (e continuarão por muito tempo) mas que, agora, trazem mais alento à dor.

E continua nos respondendo quando percebemos que de toda dor avassaladora que nos consumia, restou a saudade...  Uma doce saudade que já nos permite sorrir com as lembranças e que nos aquece pois percebemos que ela se juntou ao amor!

Gerando a Própria Felicidade!


Quem, ao olhar uma mulher grávida, não esboça um sorriso? Quem não sente vontade de tocar sua barriga proeminente para, com sorte, sentir o bebê mexer e saber que está tocando um milagre de Deus?

Quando a mulher se descobre grávida já começa a imaginar como será, com quem se parecerá, se será um menino ou menina mas, com certeza, o desejo mais intenso é que seja perfeito e saudável.

E o sentimento dessa mulher por esse pequeno milagre é algo extremamente difícil de se explicar... Por mais que possa ser sentido não há como ser expressado...

Sentir-se grávida é algo mágico, intenso, sublime... É sentir, pela primeira vez, o amor verdadeiro por alguém nunca visto mas muito imaginado; é sentir a preocupação de imaginar se será uma boa mãe, de querer defender esse pequeno ser de todo mal e que possa dar à ele tudo o que há de melhor!

E enquanto o ventre se expande, mais e mais a vida se faz presente e a mulher se envolve por uma luz!

Até que chega o momento mais esperado: envolver, nos seus braços, o presente dado por Deus... E é nessa hora que a mulher consegue tocar, com suas mãos, o amor mais intenso que existe!

Depois disso, tudo se transforma: a maneira de ver a vida, seus sentimentos e prioridades...

O intenso cuidado para com esse ser, a grandeza do que é amamentar, descobrir o que significa cada choro... Quando menos se espera, ele já está sorrindo, engatinhando, dando os primeiros passos...

As horas de sono nunca mais são as mesmas mas, em compensação, passa a entender da maneira mais real possível, tudo o que foi vivido pela sua mãe e que  a vida é uma eterna e maravilhosa continuação!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Amigos...





Tantas pessoas passam por nossas vidas... Algumas passam e deixam apenas uma sensação de "Engraçado, parece que conheço de algum lugar"... Outras, nos marcam pela infância, brincadeiras, risadas, carinhos... E, têm outras que, por mais que a vida nos leve a caminhos diferentes e tantas vezes desencontrados, nos marcam de uma maneira indelével.

Hoje, temos a facilidade da internet e, por isso, nossos caminhos se cruzam da forma "virtual"...

Tão bom abrir uma página e receber um "Bom dia", "Saudades", "Lembrei de você"...

Para algumas pessoas pode até ser bobagem, mas não para mim...

A maneira "virtual" nos trouxe a companhia de amigos distantes, de momentos que eram guardados apenas na memória, de alegrias e vidas antes vividas!

Há os amigos virtuais, aqueles que não conhecemos pessoalmente, mas que nos brindam com a alegria de um "Bom dia" e de uma palavra amiga digitada...

Há os amigos-anjos, que Deus os colocou no nosso caminho para que possamos aprender a sermos melhores a cada dia que passa...

Há os amigos-irmãos, que nos acompanham a vida toda, que nos conheceram tendo a primeira desilusão de amor, acompanharam a mudança de menina para mulher, o primeiro carnaval a noite...

Enfim, que bom para todas as pessoas que pudessem ter, em sua vidas, amigos verdadeiros... Nada melhor do que algumas Denises, Cláudias, Sônias, Thalitas, Patrícias, Kátias, Helenas, Paulas, Adrianas, Kellys, Sandras, Jennifers, Keits,  Lilis, Lílians, Déboras, Cíntias, Julianas, Fabianas, Luízas, Danielas, Ritas, Fernandas, Marias e, até mesmo, Nis, Fernandos, Franciscos, Faustos para percebermos que, independente da distância e do tempo, a amizade e o amor só se solidificam!

Obrigada por engrandecerem tanto minha vida!!!

Sinceridade: certo ou errado?



Vivemos uma época em que nos perguntamos se é certo ou errado sermos sinceros... Desde pequenos, somos educados a falar a verdade, agir com honestidade, respeitar os mais velhos, não nos apropriar do que não nos pertence... Em que época da vida isso se mostra tão errado? Nunca!

Por mais absurdo que escutemos, por mais atitudes inapropriadas nos abordem, nunca devemos nos cansar de usar cada vez mais a sinceridade!

Usá-la deveria ser tão necessário quanto respirar... Infelizmente, o que vemos no nosso cotidiano é que enganar os outros é sinal de inteligência, que o mundo é dos espertos, que bondade se tornou sinônimo de "burrice" e que um sorriso não mostra mais nada além dos dentes.

E, tudo isso, em nome de que? De ganhar mais, ser mais popular, pelo prazer perverso de se sentir mais poderoso?

Desculpe os que agem assim... Cada um vive da maneira que acha melhor, pois muitos intitulam que vivem num "mundo cão"!

E é assim que devemos ensinar aos nossos filhos e netos? Não, creio que não...

A beleza da vida está em repassar o que sentimos, tentar melhorar a cada dia que acordamos para a grandeza que Deus nos dá segundo a segundo...

Por mais que nos aborrecemos por atitudes egoístas e infames, devemos sempre agir com sinceridade, bondade, esperança no que há por vir...

Não vim à este mundo a passeio... Tento, diariamente, fazer de mim um ser humano melhor, que honra o que fala, que mostra num sorriso que a verdade pode vir de várias maneiras, que não esquece o significado de expressões como "Por favor" e "Obrigada"!

E isso, passo adiante para meu filho!